Caso urgente? Fale com Advogado de Plantão

8 Perguntas para fazer antes de contratar um advogado para o seu divórcio

Atualizado em

8 Perguntas para fazer antes de contratar um advogado para o seu divórcio

O divórcio é um grande passo, e a forma como ele será conduzido pode impactar o resto da sua vida.

Não importa de qual lado você esteja, é melhor procurar por um advogado experiente para lhe representar.

Se você nunca se divorciou antes, o processo pode parecer assustador e desconfortável, então antes de contratar um advogado para lhe representar, você deve fazer uma pesquisa para se certificar de que está contratando o melhor para a sua situação.

Para que você possa ter certeza de que está contratando o advogado certo para o seu divórcio, elaboramos uma lista com 8 perguntas essenciais para facilitar a sua escolha:

  1. Em quantos casos de divórcio você já atuou?

    Contratar um advogado para o seu divórcio é como escolher um médico para fazer uma cirurgia: você não quer alguém que nunca tenha realizado antes! Divorciar-se já é estressante o suficiente, e a última coisa que você quer é ter que, além de lidar com suas questões emocionais, ter de monitorar se o seu advogado está fazendo seu trabalho corretamente, e se certificando de que está tudo correto. Até porque, VOCÊ é o cliente.
  2. Você acredita que é melhor negociar as condições do que resolver tudo na justiça?

    O elemento mais importante quando se fala de contratar um advogado para o divórcio é o olho-no-olho. Se você prefere negociar os termos do divórcio mas o seu advogado prefere “brigar”, essa incompatibilidade  pode impactar diretamente o sucesso do seu divórcio, então nada melhor do que contratar alguém que esteja alinhado com suas expectativas.
  3. Você ou outro advogado do escritório ficará responsável por cuidar do meu caso?

    Você contrata um advogado específico para cuidar do seu caso, e ele esquece de mencionar que outros advogados ficarão responsáveis pelo seu processo. Nesse caso é essencial uma relação transparente com o escritório e a forma como eles lidam com os processos, para evitar esse descompasso entre sua expectativa e a prestação do serviço..
  4. Posso conhecer os outros profissionais que estão responsáveis por cuidar do meu caso?

    Se o seu caso for complicado e necessita ser acompanhado por diversos advogados, é importante se certificar de que você conheça a equipe responsável por ele. O seu futuro está nas mãos destes profissionais, então nada melhor do que conhecer todos aqueles que estão trabalhando para você.
  5. Você está disponível para me atender por telefone, ou email?

    Divórcios não são resolvidos da noite para o dia, então se alguma coisa urgente acontecer e você sente que não pode esperar até a próxima reunião agendada para compartilhar com o seu advogado, você precisa ter meios para se comunicar com ele por telefone ou email. Outra questão importante é saber quando você será cobrado por essa comunicação ou não.
  6. Vou ser informado(a) de todas as novidades do meu caso?

    Você decide o quanto você deseja se envolver com o seu processo de divórcio. Algumas pessoas preferem ser informadas de cada detalhe, enquanto outras preferem se preocupar com outras coisas e deixar o trabalho inteiramente com o advogado. Se você se encaixa em algum destes perfis, é importante que seu advogado saiba e vocês estejam de acordo com a periodicidade destes relatórios.
  7. Você vai perguntar minha opinião antes de planejar uma estratégia no processo?

    Parecido com a necessidade de estar informado das novidades do caso, se você deseja participar ativamente da estratégia do seu advogado, isto depende completamente de você. Apesar do seu advogado ser o especialista que poderá lhe informar com precisão quais as melhores opções, é essencial que ambos estejam alinhados.
  8. Terei outros custos no processo além dos honorários?

    Nada pior do que ter despesas que você não esperava, assim, você deve se certificar de que todos os custos envolvidos no processo de divórcio devem ser devidamente explicados pelo seu advogado.

Essas são apenas algumas sugestões de perguntas que podem colaborar, e muito, para que você não tenha nenhuma surpresa no decorrer do seu divórcio.

Nós, do Teixeira Advogados, atuamos há mais de 35 anos com processos de divórcio, e estamos habituados a acolher e prezar pelos interesses dos nossos clientes da melhor maneira possível.

Se você precisa de um advogado experiente, e disposto a batalhar pelos seus interesses e de seus filhos, o Teixeira Advogados é a melhor opção para você!

Tire suas dúvidas ou entre em contato conosco clicando aqui!

Fale Conosco

Ainda tem alguma dúvida, ou verificou que realmente precisa contratar um advogado?

Entre em contato agora mesmo e tenha todas as suas dúvidas esclarecidas.

Contrate um escritório que tem mais de 35 anos de tradição e resultados de impacto nacional. Deixe o seu problema nas mãos de profissionais competentes que farão de tudo pelo seu caso.

Solicite um advogado

Especialista